Regulamento

Objetivos

O MatcH the Guidelines é uma plataforma online promovida pela AbbVie, gerida pela Human Talent – Serviços de Consultoria, Lda, que tem como objetivo contribuir para a educação médica contínua e promover o conhecimento e divulgação das orientações clínicas e científicas nacionais e internacionais, bem como do conhecimento das mais relevantes atualizações científicas para a decisão clínica na gestão e tratamento de neoplasias hematológicas.

O MatcH the Guidelines baseia-se na resolução de casos clínicos ficcionados que ilustram situações e condições da vida real elaborados por uma Comissão Científica (CC) independente, a quem cabe igualmente elaborar as respetivas grelhas de correção. A avaliação é gerada automaticamente pela plataforma.

Os participantes com melhor desempenho serão distinguidos com a atribuição de um apoio à educação médica.

Participantes

O MatcH the Guidelines destina-se exclusivamente a pessoas singulares, maiores de 18 anos, profissionais de saúde, com prática clínica em Portugal, registados no Colégio de Hematologia da Ordem dos Médicos ou atualmente a frequentar um programa de internato médico na especialidade, em Portugal.

Para poderem participar no MatcH the Guidelines, os profissionais de saúde deverão registar-se na Plataforma, através do preenchimento de um formulário online por parte do participante, sendo o registo concluído após validação pela Human Talent.

Apenas serão considerados válidos, os registos dos participantes registados no Colégio de Hematologia da Ordem dos Médicos ou atualmente a frequentar um programa de internato médico na especialidade, em Portugal.

O registo na Plataforma é gratuito.

Não será aceite mais do que uma participação por pessoa, pelo que cada pessoa singular apenas poderá registar-se no MatcH the Guidelines uma única vez.

Deverá ser indicada e utilizada uma única conta de correio eletrónico para a participação no MatcH the Guidelines, a qual não poderá ser posteriormente alterada.

Não serão aceites registos, nem participações que utilizem várias contas de correio eletrónico, ainda que pertencentes à mesma pessoa singular, ou que não cumpram integralmente o procedimento de registo na Plataforma, incluindo, sem limitar, a prestação dos dados pessoais solicitados e identificados como obrigatórios e a aceitação do cumprimento do presente Regulamento.

Só os participantes que cumpram o previsto neste Regulamento poderão participar no MatcH the Guidelines.

Toda a iniciativa respeita a Política de Privacidade, a qual é subscrita aquando da inscrição.

Funcionamento

Cada caso clínico fictício é constituído por uma história clínica, ao longo da qual são apresentadas até 6 questões. Para cada questão existe apenas uma resposta correta, de acordo com a fundamentação elaborada pela CC.

Após submissão da resposta o participante terá acesso à resposta correta bem como à fundamentação da mesma. Por esta razão, não será possível retroceder e alterar as respostas anteriormente submetidas.

A todo o momento é possível consultar a história clínica do caso cuja resolução está em curso, não sendo, no entanto, possível alterar as respostas já submetidas.

Os casos serão libertados de forma sequencial, estando disponíveis para resposta na Plataforma durante um período de tempo limitado, respeitando os prazos descritos na secção Duração/Implementação.

Todos os participantes são convidados a resolver o caso clínico "Exemplo", para permitir a familiarização com o funcionamento da Plataforma.

Após encerramento do período de resposta atribuído a cada caso, este fica integralmente disponível na Plataforma, para livre consulta para os participantes que responderam dentro dos prazos previstos.

Avaliação

Os participantes com melhor desempenho (entre os participantes com respostas submetidas para todos os casos clínicos) serão apurados de acordo com os seguintes critérios:

  1. Número de respostas corretas submetidas na resolução de cada caso clínico (de acordo com a grelha de correção elaborada pela Comissão Científica);
  2. Tempo de resolução do caso clínico (critério apenas aplicável em caso de empate de participantes que de acordo com o 1º critério estejam em igualdade de circunstâncias).

São considerados os participantes com melhor desempenho aqueles que derem o maior número de respostas corretas na resolução de todos os casos clínicos e, em caso de empate, no menor tempo de resolução.

A partir do momento em que é iniciada a resolução de cada caso clínico, começa a contar o tempo para efeitos do 2º critério de avaliação identificado acima. A contagem do tempo apenas será interrompida durante a consulta da resposta correta e da respetiva fundamentação. A contagem do tempo cessa com a conclusão do caso.

Após a realização dos primeiros 4 casos (excluindo o caso “Exemplo”), serão apurados os finalistas, considerados como os 10 participantes com melhor desempenho, de acordo com os critérios acima descritos. Os finalistas serão notificados para proceder à resolução do caso-final. Será a classificação do caso-final a ditar os participantes com melhor desempenho a distinguir (1º classificado e 2º classificado), identificado com base nos mesmos critérios.

O caso-final terá características específicas, nomeadamente:

  1. Só participarão os 10 finalistas apurados;
  2. Os finalistas terão apenas 10 dias para completar o caso-final;

Distinções

Serão atribuídas as seguintes distinções sob a forma de educação médica, aos 2 participantes com melhor desempenho na plataforma MatcH the Guidelines, de acordo com os critérios mencionados no presente regulamento:

1º Classificado: Apoio para formação médica no valor de 5.000,00€

2º Classificado: Apoio para formação médica no valor de 2.000,00€

O apoio deverá ser utilizado em atividades de educação médica a decorrer durante os anos de 2021 e/ou 2022, na área da Hematologia. É da responsabilidade da AbbVie garantir todo o registo e logística utilizado em atividades de educação médica, de acordo com as Políticas Globais da AbbVie.

A atribuição das distinções por parte da AbbVie, observará as normas aplicáveis vertidas no Estatuto do Medicamento e do Código Deontológico da Apifarma.

A AbbVie estará presente na cerimónia de atribuição das distinções descritas acima, não tendo contudo, qualquer voto ou influência na identificação dos participantes a distinguir.

Os participantes reconhecem e aceitam que, caso sejam vencedores, a AbbVie divulgará, de acordo com as normas legais ou deontológicas a que se encontra sujeita, incluindo o Estatuto do Medicamento, e pelos meios que entender ou a que estiver obrigada, designadamente na Plataforma de Comunicações – Transparência e Publicidade do INFARMED, a informação referente à distinção atribuída, incluindo, a identificação do(s) vencedor(es) e o montante atribuído.

Duração/Implementação

A Plataforma encontrar-se-á aberta para inscrições desde o dia 1 de setembro até ao dia 30 de setembro de 2020, data limite para aceitação de novos participantes. Neste período, será disponibilizado o caso Exemplo, que terá o propósito de familiarizar os participantes com a Plataforma e a dinâmica da iniciativa.

No período compreendido entre 01 de outubro e 14 de março de 2021, os casos disponíveis para resposta serão libertados de forma sequencial.

Só serão considerados para efeitos de apuramento dos participantes com melhor desempenho, aqueles que tenham resolvido todos os casos e efetuado a inscrição dentro do período previsto.

A entidade gestora da Plataforma - Human Talent – Serviços de Consultoria, Lda. - poderá a todo o tempo, durante o período de vigência do MatcH the Guidelines, verificar o cumprimento pelos participantes do presente Regulamento e excluir os participantes, anulando as respetivas respostas:

  1. Que incumpram o presente Regulamento;
  2. Que prestem declarações ou informações falsas aquando do processo de registo na Plataforma ou em qualquer outro momento;
  3. Relativamente aos quais haja indícios de identidade falsa ou de fraude, incluindo, sem limitar, a existência de mais do que uma participação por cada pessoa singular ou a resolução de casos clínicos por mais do que uma pessoa singular.

Em caso de anulação de participação, a distinção que tenha sido atribuída será igualmente anulada e deverá ser devolvida pelo participante no prazo que lhe for fixado para o efeito pela entidade gestora.

Responsabilidades

Esta Plataforma foi desenvolvida e é gerida pela Human Talent – Serviços de Consultoria, Lda., e é promovida pela AbbVie.

A Comissão Científica é constituída pelos seguintes peritos independentes: Dr. João Raposo (Chairman), Dr. José Pedro Carda, Prof. António Almeida, Dr. José Mário Mariz, Profª. Cristina João e Profª. Maria Gomes da Silva.

A CC é independente e soberana na elaboração das grelhas de correção para os vários casos clínicos, as quais são definidas previamente ao lançamento do MatcH the Guidelines, não sendo a avaliação dos participantes e/ou a sua classificação passíveis de impugnação.

Os membros da CC, da entidade gestora ou promotora estão excluídos da participação no MatcH the Guidelines.

A entidade gestora reserva-se o direito de, a todo o tempo, durante o período de vigência do MatcH the Guidelines, alterar o presente Regulamento e de tomar as medidas necessárias para resolver eventuais conflitos ou dificuldades que surjam enquanto o MatcH the Guidelines estiver em vigor, que forem justificadas e que não prejudiquem indevidamente os direitos dos participantes. Todas as alterações e medidas deverão ser comunicadas aos participantes.

A entidade gestora não será responsável pela perda ou demora de qualquer participação, por qualquer interrupção, falha temporária de disponibilidade ou de continuidade de funcionamento, problema de transmissão, perda de informação, fraude, defeito ou falha de rede, problema de software, problema de acesso, de comunicação ou de resposta ou de alteração do MatcH the Guidelines por problemas técnicos ou de outra natureza que sejam alheios à entidade gestora ou que sejam imputáveis a operadores de rede ou terceiros.

O MatcH the Guidelines poderá ser cancelado a qualquer momento, devendo a entidade gestora comunicar o cancelamento aos participantes, os quais não terão direito a qualquer compensação ou indemnização.